Nem só de Sol e Mar vive a “Terra da Luz” – Conhecendo Fortaleza

fortaleza

” Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia, eu sou do Ceará”

Quando falamos em Fortaleza, logo nos vêm à cabeça as belas praias, o sol forte e o calor nordestino típico da cidade. Uma água de coco, um festival de música conhecido e diversão. Mas não é bem por aí que a banda toca…

Convidamos você a conhecer o outro lado da cidade, invisível pra quem só ouviu falar e gritante pra quem vive.

Fortaleza é a QUINTA cidade mais desigual do mundo, segundo dados recentes [Fonte: Jornal o Povo 19.01.2013], SETE por cento da população concentra 26 por centro da renda total da cidade.

fortaleza rica e pobre

Resquícios de coronelismo são fortemente encontrados na política local e o tratamento do governo do Estado tem sido “VIP” aos movimentos sociais que ousaram se manifestar nos últimos anos na capital. Por “VIP” entende-se agressões físicas a trabalhadores da educação bem como desdém e descaso absoluto com as reivindicações dos movimentos.

Estranho pra quem chega e encontra uma cidade construída “para turista ver”. Estranho pra quem vive diariamente o cotidiano da cidade e sabe da real situação de Fortaleza e seus habitantes.

Conforme a economia da cidade cresce, as contradições aumentam. É a lei geral da sociedade em que vivemos – dividida em classes e, por tanto, repleta de conflitos – aplicada a realidade especifica de Fortaleza. A cidade teve um boom econômico nos últimos 5 anos que culminou em um aumento no abismo entre os mais ricos e os mais pobres da cidade.

Fortaleza desigual

E como se não bastasse, o turismo, que faz girar a roda viva da economia, traz também o turismo sexual, ou seja, a prostituição de menores para turistas estrangeiros que já compram o pacote com a “mercadoria humana”.

Tudo isso colocado, se faz necessária uma reflexão:

Enquanto Cientistas Sociais, somos capazes de fazer mais do que constatar o óbvio?

Enquanto Cientistas Sociais, podemos fazer da nossa formação e atuação verdadeiros instrumentos de transformação?

Aos encontristas, um pedido.

Aproveitem a estadia pelas bandas daqui mas levem também, além das boas lembranças sobre os dias ensolarados, um pouquinho do desejo de transformar nossa cidade e sociedade no mundo com o qual sonhamos e pelo qual lutamos!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s