Saiba mais sobre os Grupos de Discussão [GD’s]

Grupos de Discussão [GD’s]

Os grupos de discussão são espaços de formação que ocorrerão no dia 25 de Julho. A ideia é acumular temas pertinentes para o movimento estudantil de ciências sociais. O acumulo nos espaços é de suma importância pois os GD’s são encaminhativos para a plenária final, por tanto não deixe de participar!

Quais são os GD’s?

GD 1 – Remoções Urbanas e Rurais:

O debate apresentado no GD procura girar em torno das questões acerca da dinâmica de reprodução do capital e os impactos que as expropriações que ocorrem constantemente no campo e na cidade trazem para a vida dos trabalhadores brasileiros , procurando salientar como afetam seu cotidiano e trazem a necessidade de resistência e luta por parte dos atingidos e de todos os que se propõem a repensar nosso modo de socialização.

 Facilitadores: Movimento de Luta em Defesa da Moradia

GD 2 – ABECS:

Debate acerca da Associação Brasileira do Ensino de Ciências Sociais, sua articulação, seus objetivos e a necessidade de organizar à nível nacional as pautas e demandas da profissão docente nas Ciências Sociais

 Facilitador: Willian Nunes – UFSM

GD 3 – Educação (Conjuntura Universitária e Mobilização Estudantil):

O GD se propõe a uma análise das grandes mobilizações que houve na educação no último ano, na perspectiva de fazermos um balanço sobre nossas demandas e como nossa organização tem respondido a isso. A discussão abarcará também a avaliação sobre o CNGE – Comando Nacional de Greve Estudantil e os instrumentos de luta que temos nos proposto a construir no campo da educação.

 Facilitador: Rafael Macedo – UFSM

GD 4 – PIBID/ Ciências Sociais:

O GD procura abordar as principais problemáticas encontradas na prática da profissão docente no ensino médio, tentando conectar a nossa formação acadêmica, através dos relatos do bolsista do PIBID com a nossa prática profissional cotidiana, através da contribuição de um professor de Sociologia no Ensino Médio. A ideia é problematizar a dissociação entre teoria e prática e apontar caminhos que possam nos ajudar a pensar e repensar a nossa formação e atuação docentes.

 Facilitadoras: Joyce Carvalho – UFRRJ e Vanessa Goara – UFC

 GD 5 – Meio Ambiente:

Os impactos causados pela lógica destrutiva do capital no meio ambiente tem sido tema de muitos debates calorosos sobre a necessidade ou não de se repensar a totalidade do nosso modo de produção. Seria possível um capitalismo verde? Até que ponto nossa vida em sociedade corre riscos na medida em que se relaciona diretamente com o meio ambiente e as consequências visíveis de uma lógica destrutiva de produção. Todas essas questões deverão nortear o GD de meio ambiente.

Facilitadora: Manuela Terceiro – Instituto do Movimento Operário – IMO UECE

GD 6 – Sexualidade e Gênero:

Pretende-se colocar no centro do debate a questão social da sexualidade e de como ela se relaciona com as formas sociais das relações que desenvolvemos. Além disso, trazer à luz da crítica a dimensão do significado das construções de gênero e seus impactos no cotidiano de uma sociedade dividida em classes e por isso mesmo marcada pelas desigualdades e opressões.

Facilitadores: Bando 17 de Maio e coletivo Mucama

GD 7 – Identidade/Etnia/Religião:

O GD aborda as principais questões ligadas ao debate sobre etnia e identidade, procurando interliga-los, entendo que são momentos de um mesmo processo. A discussão sobre religião aparece como fenômeno de afirmação étnica e identitária, se constituindo, em muitos casos, como mecanismo de resistência, o que se relaciona diretamente com o questionamento sobre que sociedade e sobre a raiz dos conflitos identitários, étnicos e religiosos que acompanhamos diariamente.

 Facilitadores: Eliakin, Ronaldo e Daniele – Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas – GEPE UFC

GD 8 – Movimentos Sociais:

Pretende-se abordar as diferentes perspectivas dos movimentos sociais hoje, dimensionando sua importância na configuração atual da sociedade em que vivemos. São três os diferentes campos dos movimentos à serem abordados no GD: 1) Juventude; 2)Movimento Popular; 3) Movimento Sindical.

 Facilitadores: Leonardo Vieira – UFC e Professor Epitácio Macário – UECE

GD 9 – Formação Profissional do Cientista Social:

Tendo em vista as inúmeras Reformas Curriculares pelas quais cursos de Ciências Sociais tem passado nos últimos 5 anos em todo o Brasil, somando-se a isso, a implementação da obrigatoriedade da sociologia no ensino médio, em 2009, procura-se nortear o debate em cima das questões que atingem diretamente nossa atuação profissional e a questão que não se cala ao terminarmos a graduação: Quê Fazer?

Facilitadores: Priscila Prix Rodrigues UFRGS e Professor Elson Moura – UEFS

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s